Câmara aprova campanha educativa e proibição de incentivos fiscais para empresas envolvidas em corrupção

CVP 33/2019
Dois projetos de lei foram aprovados durante a 15ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha, realizada na segunda-feira (29). Por unanimidade, os vereadores aprovaram o projeto (PLO nº 26/2019) de autoria do vereador Silas Antoneitti (PSD), que institui no calendário do município a semana de campanha educativa “Alerta Juventude”, com programação e atividades realizadas em todas as unidades escolares do município.
Segundo o autor do projeto, o objetivo é prevenir e combater a gravidez precoce, a prostituição infantil, a AIDS, a violência, o tabagismo e as drogas nas escolas penhenses, sendo a campanha realizada todos os anos, na última semana do mês de agosto. O projeto agora segue para sanção do prefeito.
O plenário também aprovou o PLO nº 28/2019, do vereador Isac da Costa (PR), que proíbe o município de conceder incentivos fiscais a empresas que tenham envolvimento em corrupção de qualquer espécie ou ato de improbidade administrativa por agente público no município. O projeto contou com o apoio de todos os vereadores.
Pedido de vistas
Dois projetos foram retirados da ordem do dia por meio de pedido de vistas. O vereador Maurício Brockveld (PROS) pediu vistas ao projeto que dispõe sobre a vedação da prática de nepotismo nos contratos de terceirização de atividades da administração pública direta e indireta do município. Com isso, o PLO nº 32/2019, do vereador Luiz Américo (PSDB), deve retornar para a pauta somente na próxima semana quando será apresentada a declaração de voto do vereador Brockveld.
Da mesma forma ocorreu com o projeto PLO nº 33/2019, da vereadora Regiane Severino (MDB). Com pedido de vistas do vereador Jesuel Capela (PSDB), o projeto que institui o ‘Programa Mulher Feliz’ voltará a ser discutido em plenário somente na próxima semana.
Moção
Os participantes do grupo de teatro que interpretou o espetáculo “Paixão de Cristo” no município de Penha, em 19 de abril, receberam o reconhecimento do Legislativo Penhense pelo trabalho desenvolvido. A moção de aplausos nº 14/2019, de autoria conjunta dos vereadores, homenageou o elenco e toda a produção do espetáculo que é realizado para a comunidade penhense desde a década de 80, inicialmente na Armação do Itapocoroy. O espetáculo iniciava na Igreja São João Batista, onde ocorria a cena do julgamento de Jesus, indo até a igreja do Morro do Ouro, onde era encenada a crucificação. Depois de alguns anos a tradição veio para o centro da cidade. Em 2019 o espetáculo foi realizado nas ruínas da fábrica da Krause, espaço onde acontece a Festa do Marisco.
Dezenas de participantes da “Paixão de Cristo” prestigiaram a 15ª Reunião Ordinária e receberam o merecido reconhecimento da Câmara de Vereadores de Penha.
Saúde
Antes da ordem do dia, com autorização do presidente Everaldo Dal Posso (MDB), a secretária municipal de saúde, Regiane Basso, utilizou a tribuna para prestar esclarecimentos acerca de diversas reclamações sobre o atendimento do Pronto Atendimento 24 horas.
Após a conversa da secretária com os vereadores, o plenário decidiu convocar os responsáveis pela empresa terceirizada que administra o PA (Santa Clara) para que venham até o Legislativo Penhense esclarecer os problemas no atendimento aos cidadãos.
Autor: Victor Miranda
Fonte: Assessoria CVP
Veja também
-
Câmara de Penha aprova três projetos de lei
Resumo da 24ª Reunião Ordinária 30/06/2025
01 de julho de 2025 ver mais -
Câmara de Penha promulga lei que concede isenção de IPTU para pacientes com câncer
Projeto de autoria do legislativo foi aprovado no dia 19 de maio
30 de junho de 2025 ver mais -
Câmara Mirim de Penha participa de encontro em Joinville
Evento tem como tema a cultura de paz nas escolas
27 de junho de 2025 ver mais