Procuradoria da Mulher é destaque em evento na Alesc

20 de março de 2019
Procuradoria da Mulher é destaque em evento na Alesc

CVP 21/2019

A Procuradoria Especial da Mulher, órgão criado no âmbito da Câmara de Vereadores de Penha, foi destaque em um encontro realizado em Florianópolis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nesta segunda-feira (18). A palestra sobre políticas afirmativas de proteção à mulher, proposta pela bancada feminina do legislativo catarinense, aconteceu no plenarinho.

A vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), procuradora especial da mulher, foi convidada para representar o órgão do Legislativo Penhense no evento que também contou com a presença da deputada estadual de Roraima, Lenir Rodrigues (PPS) e da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), que já foi procuradora especial da mulher na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Zanotto coordenou a palestra e parabenizou a iniciativa da Alesc, que considera de extrema importância para o combate à violência contra a mulher no estado de Santa Catarina e no Brasil. “Os índices são alarmantes país afora (...) Então a gente precisa combater isso e, em especial, estabelecer uma cultura de paz”, conclui.

Pioneira em Santa Catarina

A Câmara de Vereadores de Penha foi pioneira em Santa Catarina ao implantar a Procuradoria Especial da Mulher no ano de 2017, por meio da resolução nº 35/2017, com o objetivo de proteger os direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação.

Atualmente Maria Juraci está a frente do órgão, tendo como procuradores adjuntos a vereadora Regiane Severino (MDB) e Joaquim Costa Junior (PP).

“Fomos convidados por termos sido pioneiros na implantação da procuradoria da mulher em Santa Catarina. Tivemos um debate muito intenso e rico que, com certeza, vai contribuir para o andamento dos nossos trabalhos na procuradoria em Penha”, considera Juraci.

E os trabalhos da PEM estão de vento em popa! Na próxima semana, dia 28 de março, a CVP promove o “1º Encontro em Defesa dos Direitos da Mulher”, tendo como eixos temáticos a segurança, o emprego e renda.

Foto: Fábio Queiroz/ Agência AL