Celesc tomará medidas para solucionar problemas na Santa Lídia, São Nicolau e São Cristóvão

14 de março de 2019

CVP 19/2019

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) comprometeu-se a executar ações para evitar as constantes quedas de energia que afetam a vida de moradores e empresas dos bairros Santa Lídia, São Nicolau e São Cristóvão. O compromisso se deu por meio de ofício enviado ao presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Everaldo Dal Posso (MDB).

No documento de três páginas, recebido esta semana, Pedro Paulo Molleri, chefe da Agência Regional de Itajaí, explica que o levantamento feito pela Celesc demonstrou serem procedentes as inúmeras queixas dos moradores e empresários com relação a frequência dos desligamentos e demora no restabelecimento da energia. “Detectamos que a principal causa é a proximidade da rede elétrica com a vegetação no Morro das Cabras e suas proximidades”, explica o texto do ofício.

As principais causas dos desligamentos na região destes bairros são: vegetação na rede (38%), condição climática adversa (16%) e meio ambiente animal (12%), abalroamentos (11%), falha em isoladores (6%) e outras causas (17%).

Para resolver os problemas, a Celesc se compromete a efetuar as seguintes medidas: a) Elaboração de um projeto para transferir a rede elétrica do Morro das Cabras para a Rodovia Transbeto – SC 414 (obra com valor superior a R$ 500 mil e que não pode ser realizada imediatamente); b) acionar órgão ambiental para notificar proprietário de plantação de eucaliptos para que seja efetuado o corte de árvores próximas a rede; c) incremento na quantidade de mantas ou capas isolantes para proteção da rede no local.

Reunião mediada pelo Legislativo Penhense

A Câmara de Vereadores de Penha (por meio do presidente Everaldo Dal Posso e da procuradora geral da casa, Liamar Soler) mediou no dia 19 de fevereiro um encontro de moradores e empresários dos bairros Santa Lídia, São Cristóvão e São Nicolau com o gerente de distribuição da Celesc, Luiz Carlos Xavier e com o supervisor de manutenção, André Soares.

A pedido da presidência da casa, o grupo se reuniu com o objetivo de encontrar soluções para os problemas enfrentados. “Além da preocupação com os prejuízos materiais, eletrodomésticos queimados e empresas com sua produção prejudicada, ainda temos as pessoas que utilizam equipamentos médicos em casa e que dependem da energia elétrica para viver. Então é muito importante que possamos resolver o problema das constantes quedas de energia”, explica Dal Posso.

Legenda: Compromissos foram assumidos após reunião com a comunidade em 19/02