Procuradoria da Mulher realiza palestra alusiva ao Outubro Rosa

29 de outubro de 2018
Procuradoria da Mulher realiza palestra alusiva ao Outubro Rosa

CVP 89/2018

Prevenção é o melhor caminho! Essa foi a mensagem do evento realizado pela Procuradoria Especial da Mulher (órgão criado no âmbito do Legislativo Penhense) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Penha na sexta-feira (26), alusivo à campanha do Outubro Rosa.

A palestra proferida pela médica Cleuma Westphal, servidora da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância da prevenção e rastreamento do câncer de mama e colo de útero, promovendo a conscientização sobre essa doença que mata milhares de mulheres todos os anos.

Logo em seguida, a enfermeira Ivana Colzani, também servidora do município, falou sobre a importância da realização do exame preventivo (Papanicolau) que pode detectar lesões que antecedem o aparecimento do câncer do colo do útero em sua fase pré-clínica (sem sintomas). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.

A prevenção é muito importante mas, infelizmente, milhares de mulheres se deparam com o difícil diagnóstico da doença todos os anos. Por isso, a organização do evento também convidou duas mulheres que enfrentaram de frente e superaram o câncer. A contadora Dayse Cristina de Souza Germano, servidora da Câmara de Vereadores, compartilhou com o público um emocionante relato de vida, diante do câncer de mama descoberto em 2011. “Nesse momento o médico me disse: você tem duas opções – encarar de frente e ser melhor do que o câncer, para poder vencê-lo, ou ir pra casa e ficar chorando e perguntando porque aconteceu isso contigo. Então eu lutei e consegui”, ressalta Dayse.

Outro relato importante foi da Cantora Adelãyne, do município de Itapema, que também compartilhou a sua luta contra o câncer e aproveitou para apresentar algumas músicas de sua carreira como intérprete de música gospel.

“O evento foi um momento de interação e conhecimento acerca do câncer. Os depoimentos foram muito emocionantes. É muito importante que as pessoas relatem suas experiências para incentivar e motivar a conscientização, bem como o tratamento”, considera a vereadora Regiane Aparecida Severino (MDB), procuradora da mulher.

Presenças

A vereadora Regiane coordenou os trabalhos, compondo a mesa com as palestrantes, juntamente com a vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), subprocuradora da Mulher no Legislativo Penhense, com a secretária municipal de Saúde, Regiane Pereira Basso, com os vereadores Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM) e Everaldo Dal Posso, o Italiano (MDB) e ainda o prefeito Aquiles da Costa e a primeira-dama Luana Rocha da Costa.