Diretor de Cultura apresenta ações da pasta na Tribuna Cidadã

23 de outubro de 2018
Diretor de Cultura apresenta ações da pasta na Tribuna Cidadã

CVP 88/2018

O diretor do Departamento de Cultura do município de Penha, Eduardo João de Souza, popularmente conhecido como Bajara, foi um dos destaques da 38ª Reunião Ordinária do Legislativo Penhense, realizada na segunda-feira (22). Bajara solicitou o espaço da Tribuna Cidadã para apresentar aos vereadores e para a comunidade um relatório das ações realizadas pelo departamento, que é um órgão ligado à Secretaria Municipal da Educação e Cultura.

O diretor considera que a valorização da cultura açoriana em Penha tem trazido uma série de benefícios para a cultura local, a partir do reconhecimento da festa do Divino Espírito Santo, do grupo de foliões da Festa do Divino, das festas de São João e de São Pedro, da festa do Mastro de São Sebastião e também da “Concertada” (Bebida típica da localidade) como patrimônios culturais imateriais do município.

Bajara também ressaltou a importância da participação de Penha no Congresso Internacional da Presença Açoriana em Santa Catarina realizado em abril deste ano em Florianópolis, com a presença de pesquisadores catarinenses, de Portugal, dos Açores e da Espanha. “Isso resultou que fomos escolhidos para sediar a 26ª edição da Açor - Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina - que será realizada no ano que vem”, comemora o diretor de Cultura.

Outro assunto abordado por Bajara diz respeito à restauração da Capela de São João Batista, uma das mais antigas do estado. “Representantes da Fundação Catarinense de Cultura realizaram visitas técnicas e nós conseguimos montar um termo de referência para a elaboração de um processo licitatório para a elaboração de um projeto de restauração. É um caminho árduo, mas passo a passo a gente vai chegar lá”, conclui.

Moção de aplausos

Na ordem do dia, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade a moção de aplausos nº 25/2018, de autoria da vereadora Maria Juraci Alexandrino (MDB), que presta uma homenagem ao escritor Laerte Sílvio Tavares, que tomou posse da cadeira 16 da Academia Catarinense de Letras. Laerte foi morador do município de Penha e é neto do saudoso Antônio Joaquim Tavares.

Pauta