Procuradoria da Mulher realiza palestra de prevenção ao suicídio

14 de setembro de 2018
Procuradoria da Mulher realiza palestra de prevenção ao suicídio

CVP 75/2018

A Procuradoria Especial da Mulher realiza na próxima quinta-feira (20) a palestra intitulada “Suicídio: Vamos falar sobre isso?”. O evento acontece a partir das 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Penha. O médico psiquiatra Guilherme Persuhn Duwe conduzirá o tema, em uma atividade que é voltada para toda a comunidade penhense.

O evento, fruto de uma parceria entre o Legislativo Penhense e a Secretaria Municipal de Saúde, faz parte das ações da campanha “Setembro Amarelo”, voltada para a prevenção ao suicídio que teve início no Brasil em 2015, sendo os principais mobilizadores o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

De acordo com o Ministério da Saúde, 79% dos suicídios no país são cometidos por homens. No entanto, desde o início dos anos 2000, o número de suicídios entre as mulheres tem aumentado em uma proporção até três vezes maior, o que pode ser influenciado por vários fatores (entre eles, o aumento da violência doméstica e a dupla jornada de trabalho).

Procuradoria Especial da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher foi criada em 2017 pela Câmara de Vereadores de Penha com o objetivo de garantir a proteção dos direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação. O órgão promove diversas atividades, seminários e palestras sobre temas relacionados às mulheres, como saúde, participação política, empoderamento, violência contra a mulher, entre outros.